Oi pessoal!
Por aqui estamos passando pelo Egito. Como optamos pela Educação Clássica, acreditamos que o melhor modo de estudar História é da forma cronológica. Assim, vemos concomitantemente a História Mundial e a Bíblia, pois cremos que a História é o palco da Redenção divina do homem caído.
Estamos usando o livro Story of the World, de Susan Wise Bauer, e pretendemos usar o Mystery of History, esse com uma visão mais cristã.
Quando estudamos o Egito Antigo, nós que somos cristãos, precisamos ter muito cuidado com as diversas nuances de espiritismo e idolatria em que toda a cultura estava afundada, olhando para ela com os óculos da cosmovisão bíblica. Nesse sentido, focamos bastante na história de Abraão, José e Moisés, homens de Deus vivendo na cultura egípcia mas que não se deixaram envolver por ela, e deixamos um pouco de lado os deuses, e o pós morte do modo como os egípcios acreditavam, mas afirmando às crianças que sim, nós teremos vida após a morte, e que só há dois lugares para onde poderemos ir: um COM Deus para sempre ou outro SEM Deus eternamente. (João 3.16)
Para esse projetinho, lemos o livro “Você não gostaria de ser uma Múmia Egípcia”, ed. Zastras, que conta todas as coisas “nojentas” do processo de mumificação. As crianças adoraram o livro. Achei numa troca de livros em minha cidade.
Há muitas ideias de mumificação na internet e vários preservativos a serem usados. Aqui esta uma ideia, que achei muito legal e fácil, baseada no blog The Unlikely Homeschool.
Você vai precisar de:
2 maçãs
10 copinhos de plástico
fita crepe pra as legendas
sal
açúcar
vinagre
bicarbonato de sódio
Rolo de gaze
Corte as maçãs de modo a conseguir 10 pedaços
Dois pedaços serão o “controle”. Coloque um pedaço num copo, e o outro enrole na gaze, depois deposite no copo. Escreva as legendas: “Controle” e “controle + gaze”.
Outros dois pedaços serão colocados em mais dois copos um com gaze e outro sem. Você irá cobrir esses dois pedaços com um dos preservativos. Por exemplo, açúcar. Então terá mais dois copos. Em um terá maçã com açúcar e no outro terá maçã com gaze e açúcar.
Faça isso com todos os outros pedaços de maçã e o restante dos preservativos.
Nesse ponto teremos:
Controle e Controle + gaze
Açúcar e Açúcar + gaze
Vinagre e vinagre + gaze
Bicarbonato e bicarbonato +gaze
Sal e sal + gaze
Depois de uma semana, junte a garotada para abrir as múmias e tentem advinhar qual preservativo elas acham que mais preservou a maçã.
Elas verão que a maçã que ficou coberta só com sal está bem preservada, cor e textura. As maçãs com a gaze ficaram cheias de fungo, bolor, pois a gaze se tornou como uma estufa para a proliferação dos fungos. Relembrem que os egípcios usavam o sal para secarem o corpo dos mortos antes de envolvê-los em linho.
Vocês também podem fazer um desenho das múmias mais preservadas e registrar a experiência. Aqui está o PDF que fiz.
No final de tudo ouvi a frase: “AAAhhh, agora entendo porque Pa usava sal nas carnes” (uma referência ao livro Uma casa na Floresta, de Laura Ingalls Wilder, que estamos lendo).
É quando seus alunos fazem essa associação que você tem certeza que eles estão compreendendo, e a lição fez sentido. E o objetivo é esse mesmo!
🙂
Que legal! Ah, vou fazer também, hehehe
CurtirCurtir
nossaaaaa que tudo! Vou experimentar!
Da uma passadinha e vem conhecer nosso blog 🙂
CurtirCurtir
Obrigada!! Vou lá ver sim!
CurtirCurtir